As tecnologias emergentes representam inovações que, embora ainda não sejam amplamente conhecidas pelo público, possuem um enorme potencial transformador para a sociedade.
Elas podem impactar diversos setores, incluindo educação, medicina e o ambiente corporativo. Entre as tecnologias emergentes em destaque estão a inteligência artificial generativa, que otimiza processos repetitivos, a Internet das Coisas (IoT), que conecta dispositivos cotidianos à internet, e a automação de processos robóticos, que integra robôs em tarefas complexas.
Mas o que esperar do futuro das tecnologias emergentes? Antes de mais nada, é necessário que as empresas se preparem com a criação de uma cultura corporativa favorável à inovação, e a implementação de medidas de segurança da informação para garantir a confidencialidade e integridade dos dados.
Prepare-se para o futuro!
O que são tecnologias emergentes e quais estão em destaque?
O que são tecnologias emergentes? São inovações que já estão sendo utilizadas em alguns setores do mercado, mas ainda não são de pleno conhecimento da população em geral e representam um potencial transformador da sociedade futura.
As inovações emergentes podem impactar diferentes setores da sociedade e não apenas aqueles vinculados à tecnologia, mas a educação, a medicina e de forma mais ampla, o ambiente corporativo, como por exemplo o varejo digital e o varejo físico.
Inteligência artificial generativa
Você já deve ter ouvido falar em inteligência artificial generativa, inclusive aqui no blog da pollvo já foi explicado como funciona a IA generativa.
Utilizando um conjunto de algoritmos que imitam habilidades humanas, seu uso pode ser aplicado em análise de dados e otimização do tempo na realização de processos repetitivos e padronizados.
No ano de 2023, falou-se muito sobre a inteligência artificial e nos inúmeros investimentos ao redor do mundo. Segundo uma pesquisa da IBM foi constatado que apenas 29% das empresas latino-americanas utilizam IA dentro de seus processos. Mas ainda falta muito para que esta tecnologia emergente ocupe o devido espaço no meio empresarial.
A tendência é que o percentual de adesão das empresas à esta tecnologia continue em ascensão, já que é notório o impacto positivo que a IA generativa tem causado nas empresas que já aderiram o seu uso. Algumas empresas ainda não conseguem utilizar, por tr6es motivos que merecem a sua atenção:
- Falta de habilidades;
- Dificuldades técnicas; e
- Resistência à mudança.
Qual desses motivos estão dificultando a ampliação do uso desta tecnologia emergente na sua empresa? As tecnologias emergentes devem ser vistas com bons olhos, pois elas estão cada vez mais inseridas no dia a dia da sociedade e podem auxiliar os humanos em diversas atividades.
Você sabia que existe um hospital na China que está sendo operado inteiramente por IA? Para saber de notícias como essa e ficar de queixo caído com a revolução das tecnologias emergentes, leia a pollvo news.
Internet das coisas
A internet das coisas (IoT) é uma outra inovação que permitiu o acesso à internet a partir do uso de smartphones, máquinas de lavar, lâmpadas e televisores. Atualmente as possibilidades são infinitas e a tendência é que nos próximos anos seja ainda maior as funcionalidades das máquinas com acesso à internet.
Com o uso de sensores, armazenamento em nuvem, e aprendizado de máquina, os dispositivos se tornam mais aptos a receberem informações e tecnologias capazes de compreender e analisar padrões, realizando tarefas no cotidiano das pessoas, facilitando suas vidas em casa e principalmente, no trabalho.
Por exemplo, você pode solicitar o desligamento das luzes no escritório com a voz, ou até mesmo programar que o ar condicionado da sua sala desligue após algum tempo de uso. Não só ajuda na economia como também deixa o ambiente ainda mais funcional. Demais, não é mesmo?
Automação de processos robóticos
Os robôs que apareciam apenas em filmes de ficção científica, agora estão cada vez mais inseridos no cotidiano doméstico e empresarial e não podem ser nem comparados com as imagens futurísticas que foram apresentadas nos anos de 1990 e 2000.
Com o avanço de outras tecnologias emergentes, por exemplo, os robôs se tornaram mais complexos e, por que não dizer, inteligentes? Os robôs da atualidade podem reconhecer o ambiente ao redor e oferecer diversas possibilidades de adaptações e melhorias.
Os robôs estão presentes em diversos setores do mercado e podem ser encontrados em hospitais, laboratórios e o mais incrível nos atendimentos ao cliente de forma humanizada e com total capacidade de resolver os seus problemas, os chamados chatbots.
Estas são apenas algumas das tecnologias emergentes e conhecê-las coloca você um passo à frente para o que está por vir, e o futuro já chegou. Da mesma forma, você também pode pensar como essas tecnologias emergentes podem contribuir para o crescimento das empresas.
Como preparar as empresas para utilizar as tecnologias emergentes?
Com a ascensão das tecnologias emergentes no ambiente corporativo é essencial trazer à tona a ideia de que as empresas precisarão desenvolver uma cultura corporativa que influencie positivamente os seus profissionais à utilização ostensiva de ferramentas tecnológicas.
A partir disso, é perceptível que com a chegada das mudanças e dos avanços tecnológicos contínuos, a equipe precisará se qualificar e se manter atualizada para explorar ao máximo todo potencial que as tecnologias emergentes terão a oferecer.
Visto isso, e com uma equipe totalmente capacitada, certamente os processos nas empresas nunca mais serão os mesmos e a junção de ferramentas tão aprimoradas com a equipe preparada, poderão levar as empresas pa ra outro patamar de desenvolvimento e produtividade.
Não apenas os custos serão amplamente reduzidos, como o tempo de realização das tarefas, certamente serão incompatíveis com a realidade a que as empresas estão acostumadas atualmente.
Como será o futuro das empresas a partir das tecnologias emergentes?
Neste momento da história das tecnologias, a possibilidade de retrocesso é remota e o futuro das tecnologias emergentes desponta como uma realidade cada vez mais próxima das pessoas.
Nos próximos anos, é provável que haja uma integração mais profunda das tecnologias emergentes na vida cotidiana, seja no ambiente doméstico ou no ambiente corporativo, e você deve estar pronto para estas mudanças.
As principais mudanças provavelmente acontecerão nas indústrias e o desenvolvimento de tecnologias emergentes em caráter mais disruptivo e interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento terão maior destaque.
Também é imprescindível falar sobre a ênfase na ética e na responsabilidade quanto ao uso dessas tecnologias, em especial quando sua utilização estiver relacionada ao manuseio dos dados particulares das pessoas.
Quanto mais tecnologia e mais informações são compartilhadas pelos membros da sua equipe, maior é a necessidade da sua empresa de implementar ferramentas que contribuam para o melhor funcionamento da sua empresa.
Seguindo os pilares da segurança da informação para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados associada à novas tecnologias, você poderá garantir de forma mais sólida o crescimento da sua empresa.