Você já parou para calcular a quantidade de informações que compartilha diariamente? Eu não faço ideia e provavelmente você também não, mas eu garanto que é informação que não acaba mais!
E agora que além de responder comentários nas redes sociais e mandar powerpoint para aquele amigão, você também usa inteligência artificial e o que a gente pode dizer né: “acaba não mundão”!
O problema é que tantos dados aliados ao uso cada vez mais constante das inteligências artificiais, não tem data center aqui no planeta que esteja dando conta. Pensando neste excesso, a Europa dedicou um tempo e muuuuuuuuuito dinheiro para responder a seguinte pergunta: É possível colocar data centers no espaço?
A questão não se encerra na utilização de espaço, mas principalmente no consumo de energia. No espaço, os data centers teriam energia infinita e seria de extrema importância para a preservação do meio ambiente aqui no solo terrestre.
Sim, e aí? Bem, depois dos estudos realizados pela Thales Alenia Space, a União Europeia descobriu que é possível enviar os datacenters para o espaço é uma solução viável, técnica, econômica e principalmente no quesito ambiental.
Com um projeto de nome ASCEND, a ideia é lançar 13 data centers espaciais com capacidade total de 10 megawatts até 2036, uma área de superfície de 6,3 mil metros quadrados e, a partir de sua instalação, começar a comercializar serviços de armazenamento de nuvem. E não para por aí.
A meta é implantar 1,3 mil data centers no espaço até 2050 alcançando 1 gigawatt na órbita da Terra a cerca de 1,4 mil quilômetros de distância da superfície do planeta.
Também é importante ressaltar que um data center de IA demanda de muito mais energia que um data center comum e por isso, estas alternativas estão sendo estudadas e cogitadas para aplicação o mais rápido possível.
O homem pisou na Lua, existe a possibilidade de data centers de IA serem lançados na órbita da Terra. Acho que é melhor começar a arrumar as malas, que já já, você também poderá fazer uma visita ao sistema solar! Duvida?