A segurança da informação é uma preocupação cada vez mais presente em nossas vidas, tanto pessoal quanto profissional. No contexto atual, onde o fluxo de dados é constante e as informações são compartilhadas em velocidade impressionante, entender o que é segurança da informação torna-se essencial para proteger os dados e garantir sua integridade e confidencialidade.
Para isso, é fundamental compreender os pilares da segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Mas não basta apenas entender os conceitos, é preciso agir proativamente para proteger os dados contra ataques cibernéticos.
Isso inclui capacitar uma equipe a partir dos princípios da segurança da informação, estabelecer políticas de segurança da informação e desenvolver uma proatividade, para investir em sistemas de alta qualidade e contar com uma equipe de TI preparada para lidar com possíveis ameaças. Confira no artigo!
Boa leitura!
O que significa segurança da informação?
A segurança da informação é o conceito relacionado com a proteção, bem como a maneira como os dados são armazenados e manipulados, visando assegurar que sejam acessados somente pelos seus responsáveis e com quem eles foram compartilhados.
Atualmente é mais do que importante se preocupar com a segurança das informações que você envia para outras pessoas, pois, caso esses dados caiam em mãos erradas, podem causar grandes transtornos.
E quando se fala no meio corporativo, a situação fica ainda mais preocupante, pois os dados enviados, em geral, são confidenciais e restritos, então, muito cuidado ao encaminhar um email ou compartilhar dados sem o devido consentimento.
Para garantir que os dados permaneçam protegidos, as empresas precisam seguir à risca a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que define processos e métodos responsáveis pelo controle e segurança dos dados.
Para que a lei seja aplicada adequadamente, é necessário que sua equipe seja formada por profissionais de Tecnologia da Informação, (Chama o TI!), com habilidades e competências, tendo como orientação, os pilares da segurança da informação.
Quais são os pilares da segurança da informação?
Os principais pilares da segurança da informação são a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade. Cada um desses pilares, servem como parâmetro para orientar os processos de segurança da informação.
Confidencialidade
A confidencialidade é o primeiro pilar da segurança da informação, e como o próprio nome diz, está relacionada com a preservação dos dados, garantindo que só pessoas com autorização acessem suas informações pessoais.
A confidencialidade deve ser garantida inclusive dentro da empresa em que os dados estão disponíveis, pois as informações de interesse de um setor nem sempre precisam ser compartilhadas com todos os outros.
Assim, para ter acesso a uma informação confidencial, é necessário que uma autorização seja concedida pelo setor responsável, garantindo a permanência dos dados em um campo seguro.
Integridade
Além de manter os dados seguros, o pilar da integridade tem a função de orientar a preservação dos dados, como eles foram compartilhados pelos seus responsáveis. As informações devem permanecer livres de qualquer alteração ou violação.
Por exemplo, se uma pessoa compartilha dados financeiros e estes são trocados por dados de uma outra pessoa, imagine os transtornos e prejuízos que essas pessoas podem sofrer? Os dados são muitos valiosos e seguir todos os pilares é essencial para continuar garantindo a segurança de todas as pessoas, e consequentemente das informações compartilhadas.
Disponibilidade
A disponibilidade dos dados também é um pilar muito importante, afinal, sempre que os dados coletados precisam ser analisados, eles precisam estar seguros e passíveis de tratamento pelos profissionais responsáveis.
Os dados bem armazenados também podem ser compartilhados entre empresas que sejam autorizadas a também manusear e tratar os dados de forma legítima. Para tanto, é essencial que o sistema de armazenamento em nuvem, por exemplo, funcione perfeitamente bem, evitando erros graves.
Além desses pilares, recentemente foram implementados outros parâmetros que podem auxiliar ainda mais o processo de implementação de sistemas responsáveis pela segurança da informação. Entre esses parâmetros estão, a autenticidade e a legalidade.
Muito embora estes dois parâmetros contribuam para assegurar ainda mais a proteção dos dados, eles são de fato complementares aos pilares já estabelecidos, afinal, as informações tratadas precisam ser autênticas, assim como devem ser legalmente compartilhadas.
Sobre segurança da informação e outros assuntos relacionados a tecnologia, acompanhe a pollvo news, que mantém você bem informado sobre todas as novidades no Brasil e no mundo.
Como capacitar a equipe para se manter longe de ataques cibernéticos?
Para evitar ataques cibernéticos, é necessário garantir com base nos pilares ditos anteriormente, a confidencialidade, integridade e disponibilidade controlada das informações Para começar, é preciso ter controle do acesso por meio de definições de permissões e utilização de sistemas de verificação de alteração de dados.
A instalação de um sistema deve estar sob a supervisão de um profissional do TI para garantir que tudo funcione corretamente, para evitar falhas no caminho. Mas não só os profissionais desta área devem estar atentos. Toda a equipe deve fazer a sua parte!
Ofereça treinamento de segurança
Quanto menos os membros de sua equipe souberem sobre segurança da informação, maiores são as chances deles serem vítimas de golpes e crimes cibernéticos. Então, a única forma de manter os dados armazenados de forma segura é oferecendo treinamento à sua equipe.
Existem diversas formas de criminosos efetuarem os seus ataques: por meio de pushing, emails falsos, mensagens, roubo de informações bancárias e até mesmo por solicitação de acessos a um site desconhecido.
Estabeleça uma política de uso da internet
Estabeleça algumas regras básicas para o uso da internet no ambiente corporativo. Você listar uma série de regras em documentos e sempre reforçar a necessidade de conhecer os diversos tipos de ataques e se preocupar com a maneira que eles utilizam a internet.
O ideal é que todos os colaboradores também assinem um documento confirmando o seu comprometimento com a segurança da informação, podendo sofrer sanções em caso de descuido ou não cumprimento das regras, bem como das consequências em caso de vazamento das informações.
Tome suas próprias providências
Esta talvez seja a melhor forma de manter a segurança da informação na sua empresa: ou seja, você mesmo se responsabiliza pela maior parte das ações relacionadas à segurança dos dados. Além de oferecer treinamentos, você também pode contratar uma consultoria especializada no assunto.
Uma outra forma é adquirir um sistema de segurança de altíssima qualidade e manter uma equipe de TI capacitada e pronta para lidar com as questões que surjam sobre tratamento, armazenamento e segurança de dados, em todos os setores da empresa.
Em um mundo em que todas as informações pessoais estão disponíveis na rede mundial de computadores, é muito importante compreender como os dados são tratados e onde eles se encontram, mas o que aconteceria se por conta de algum evento natural, todos perdessem o acesso à internet? Veja agora se isto realmente pode acontecer!