Armazenamento de dados na nuvem, é seguro? Como funciona?

O que você vai ver nesse post

Você, com certeza, já ouviu alguém falar sobre guardar “algo” na nuvem, certo? Mas, o que exatamente significa esse tal de armazenamento de dados na nuvem? 

Tudo bem, significa que você está guardando dados em um ambiente web que não ocupa memória interna dos seus dispositivos e que pode ser acessado de qualquer lugar com conexão de internet. Mas, e aí? Isso é seguro? Como funciona? O que está por trás do que é serviço de armazenamento em nuvem?

É exatamente isso que você vai aprender no post de hoje! O que é armazenamento de dados na nuvem, como isso funciona e mais algumas informações importantes. Vamos lá, então?

O que você vai ver neste post?

  • O que é um armazenamento em nuvem?
  • Existem tipos de armazenamento em nuvem? Quais são?
  • Entenda a diferença entre os tipos de nuvens
  • Nuvens públicas
  • Nuvens privadas
  • Nuvens Híbridas
  • A nuvem pública é segura? Por que utilizar este tipo de serviço?
  • Qual é a opção mais adequada?

O que é um armazenamento em nuvem? 

Vamos começar pelo básico! O armazenamento em nuvem é um serviço que permite armazenar dados ao transferi-los pela Internet – ou por outra rede – a um sistema de armazenamento externo mantido por terceiros. 

Existem centenas de sistemas de armazenamento em nuvem diferentes, por exemplo: de backup de emails, de fotos, vídeos e outros arquivos pessoais de um indivíduo. 

Existem também aqueles que permitem que as empresas usem este tipo de armazenamento como uma solução de backup remoto para o qual a empresa pode transferir e armazenar de forma segura seus arquivos de dados ou compartilhá-los entre locais geograficamente diferentes.

Muito mais fácil, não é verdade? Imagine nos dias atuais você precisar procurar informações de clientes em uma sala enorme cheia de gavetas e pastas físicas…Seria um tanto quanto demorado!

Existem tipos de armazenamento em nuvem? Quais são?

Os sistemas de armazenamento costumam ser escaláveis para melhor adaptação às necessidades de armazenamento de dados da empresa (ou indivíduo), podendo ser acessados de praticamente qualquer local e sendo independentes de aplicativos, a fim de que tenham acessibilidade de qualquer dispositivo. 

Normalmente existem três modelos principais de armazenamento na nuvem, são eles:

  • Serviço de armazenamento em nuvem pública:  ideal para dados não estruturados;
  • Serviço de armazenamento em nuvem privada: que pode ser protegido pelo firewall da empresa para um maior controle sobre os dados;
  • Serviço de armazenamento em nuvem híbrida: que combina os serviços da nuvem pública e da nuvem privada para uma maior flexibilidade.

Entenda a diferença entre os tipos de nuvens

Nuvens públicas 

As nuvens públicas são a maneira mais comum de implantação da computação em nuvem. Os recursos de nuvem (como servidores e armazenamento) pertencem a um provedor de serviço de nuvem terceirizado e são operados por ele e entregues pela Internet. 

Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade do provedor de nuvem e gerenciadas por ele.

Basicamente, em uma nuvem pública você compartilha os mesmos recursos de hardware, de armazenamento e de rede com outras organizações ou “locatários” da nuvem e acessa serviços e gerencia sua conta utilizando um navegador da Web. 

As implantações de nuvem pública geralmente são usadas para fornecer e-mails baseados na Web, aplicações Web, armazenamento e ambientes de desenvolvimento e testes. 

Nuvens privadas

As nuvens privadas consistem em recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização. 

A nuvem privada pode estar localizada fisicamente no data center local de uma organização ou pode ser hospedada por um provedor de serviços terceirizado, mais conhecido como Colocation.

Diferentemente das nuvens públicas, em uma nuvem privada os serviços e a infraestrutura são normalmente mantidos em uma rede privada e o hardware e o software são dedicados unicamente à uma organização em especial (a sua). Dessa forma, com a nuvem privada é mais fácil para que a organização personalize seus recursos, a fim de atender a requisitos de TI específicos. 

As nuvens privadas geralmente são usadas por órgãos governamentais, instituições financeiras e outras organizações de grande porte com operações críticas para os negócios, que buscam ter total controle sobre seu ambiente e muitas vezes atender requisitos regulatórios de cada negócio.

Nuvens Híbridas 

A plataforma de nuvem híbrida oferece às organizações muitas vantagens: maior flexibilidade, mais opções de implantação, segurança, conformidade e obtenção de mais valor da infraestrutura existente que elas têm. 

Quando a demanda de computação e processamento oscila, a computação em nuvem híbrida proporciona às empresas a capacidade de escalar verticalmente com facilidade a infraestrutura local delas para a nuvem pública, a fim de operar qualquer estouro, sem que data centers de terceiros tenham acesso completo aos dados delas.

As organizações adquirem a flexibilidade e a inovação que a nuvem pública fornece ao executar determinadas cargas de trabalho na nuvem, mantendo dados altamente confidenciais no data center delas para atender às necessidades do cliente ou a requisitos regulatórios.

Isso não só permite que as empresas escalem recursos de computação, mas também elimina a necessidade de grandes despesas de capital para operar picos de demanda de curto prazo, liberando recursos locais para dados e aplicativos mais confidenciais. As empresas pagarão apenas pelos recursos usados temporariamente em vez de comprar, programar e manter recursos e equipamentos adicionais que poderiam permanecer inativos por longos períodos de tempo.

A nuvem pública é segura? Por que utilizar este tipo de serviço? 

Sim, a nuvem pública é segura! Apesar de muitas empresas ainda empregarem a utilização da nuvem privada por considerar que o nível máximo de controle sobre os recursos são somente obtidos nesse tipo de cloud computing, quando falamos sobre segurança em nuvem pública, podemos afirmar que ela já é capaz de fornecer todos os recursos necessários para o usuário se manter protegido conforme suas necessidades e seu perfil de uso. 

Como todo investimento em TI, o cloud computing não é diferente e portanto não deve ignorar a proteção dos seus usuários. O gestor de TI precisa estar atento para reforçar a segurança em nuvens públicas, evitando que a adoção da tecnologia gere vulnerabilidades e riscos aos usuários. Assim, toda a empresa poderá aproveitar os benefícios dessa ferramenta em seu dia a dia.

Os principais motivos de se utilizar nuvens públicas são:

  • Redução de custos;
  • Escalabilidade quase ilimitada;
  • Alta confiabilidade;
  • A não necessidade de se preocupar com manutenções físicas. 

Qual é a opção mais adequada? 

Não existe um tipo de computação em nuvem que seja mais adequado ou uma fórmula mágica para escolher a melhor para a sua empresa.

Conforme falamos aqui, existem diversos modelos, tipos e serviços de computação em nuvem que evoluíram e continuam a evoluir dia a dia para atender às necessidades de tecnologia em rápida evolução nas organizações.

A escolha do método de implantação depende das suas necessidades de negócios. Se você precisar de ajuda, o nosso time pode te ajudar a definir a melhor opção para você, levando em consideração o serviço de backup em nuvem para empresas, explicando de modo prático os procedimentos de backup, e de como armazenar arquivos na nuvem.

E então, conseguiu aprender mais sobre o armazenamento de dados na nuvem? Esperamos que este post tenha te ajudado! E se você quiser receber mais conteúdos parecidos com este, não deixe de assinar a nossa newsletter. Toda semana, um conteúdo novo para te ajudar a entender melhor o mundo da tecnologia. 

Até a próxima!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...