Poderíamos falar da Inteligência Artificial do robot humanóide da Tesla que aprende a dobrar t-shirts com perícia, de quanto tempo demora para termos o nosso primeiro trilionário no planeta ou como as ações da Meta batem recorde e tornam Zuckerberg quinto mais rico do mundo.
Que Zuckerberg está ficando mais rico, agora a gente já sabe, mas como ele vai fazer isso, criando sistemas avançados de IA abertos ao público? Pois é, parece loucura, mas com certeza o próspero Zuckerberg não dá “ponto sem nó”. Se liga!
A questão toda não está relacionada à “democratização”da inteligência artificial, mas do fato desta ferramenta ainda não ser devidamente regulamentada. Pois é, o que pode acontecer, caso esses conhecimentos sobre sistemas avançados caiam em mãos erradas?
Em época de crimes cibernéticos, seria uma grande catástrofe. Segundo o CEO da Meta, ele irá criar um grande e avançado sistema de AI com altos níveis de inteligência, próximo a humana. Junto com a criação dos sistemas, sua popularização.
Seria mais ou menos o seguinte:
- Criar um sistema de Inteligência Artificial Geral (AGI);
- Abrir o código aberto para acesso comum;
- Desenvolvedores fora da empresa acessam e usam indiscriminadamente.
Mas o que é esse AGI? O termo não é definitivo, mas representa um sistema teórico de IA capaz de realizar diversas tarefas com um nível de inteligência próxima ao de um humano. Em outras palavras, trata-se da combinação de múltiplos sistemas AGI, que podem escapar do controle humano e constituir uma ameaça à humanidade.
Em primeira instância, esta atitude seria exclusivamente pelo bem da ciência! Para Zuckerberg “Esta tecnologia é tão importante e as oportunidades são tão grandes que deveríamos abrir o código e torná-lo tão amplamente disponível quanto pudermos de forma responsável, para que todos possam se beneficiar”.
Pensando nisso, existe alguma forma responsável de compartilhar essas informações? Já que este é um evento que não tardará a acontecer, então, quando chegar a hora, é necessário que exista regulamentação suficiente para controlar as pessoas mal intencionadas.
As opiniões dos especialistas nesta área são uma unanimidade: todas as decisões sobre esses sistemas de AI precisam ser decididas em âmbito internacional e em consenso entre as autoridades regulamentadoras e a sociedade.
A Meta não é a única a falar sobre a criação de AGI. A OpenAi confirmou a construção de um sistema avançado com características similares e o chefe da divisão de AI da Google, afirmou que será possível a construção de um sistema avançado em até uma década.
E você, preparado para a revolução? Para saber mais sobre crimes cibernéticos e o poder da tecnologia, confira isso e muito mais no blog da pollvo!