Nos dois últimos anos, só se fala no avanço da inteligência artificial generativa e como ela pode substituir os humanos em diversas funções no mercado de trabalho. Também surgiram discussões sobre quais profissões deixariam de existir e como isso afeta até mesmo a saúde mental das pessoas.
Mas ao falar sobre essas questões pensando no “futuro”, oferece às pessoas uma posição de conforto e comodidade, afinal, o futuro ainda vai chegar. SURPRESA: O futuro já chegou! Agora em 2024, muitas das mudanças esperadas para um “futuro”, já se tornaram o “presente”!
O momento é de tensão e as Big Techs estão em um fluxo de demissões que assusta muita gente:
A “real” é que esta tecnologia já passou da fase embrionária há algum tempo e já passou de engatinhar para levantar, andar e transformar completamente os nossos empregos, as nossas indústrias e rotinas profissionais. E você, está pronto pra isso?
Algumas das principais mudanças no horizonte estão relacionadas não com a substituição do elemento humano, mas no trabalho conjunto entre pessoas e máquinas, ou melhor dizendo, robôs.
- Máquinas criativas – as ferramentas de IA em setores como, marketing, design gráfico e criação de conteúdo, estão permitindo o desenvolvimento de ideias e protótipos em uma velocidades incrível. Isso, permite uma mistura de engenhosidade humana e eficiência algorítmica. Tá valendo demais, né?
- Tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias – como a IA pode analisar mais dados em menos tempo, reconhecer padrões e prever resultados numa velocidade nunca vista antes, então, ela oferece insights que podem ser imprescindíveis para a estratégia empresarial.
- Melhorias no atendimento ao cliente – a expansão da utilização de chatbots e assistentes virtuais baseados em IA generativa, aumentam a compreensão e o poder de resposta a perguntas complexas e com tom de voz humanizado. Essa tecnologia permite que os profissionais se concentrem em aspectos mais complexos e diferenciados do relacionamento com o cliente, em um nível estratégico e não operacional.
- Surgimento de novas funções – com a consolidação da IA generativa em funções de trabalho antes assumidas por pessoas, surgem novas funções, como por exemplo, especialistas em ética em IA, curadores de dados e treinadores de algoritmos.
- Impacto na indústria – a IA generativa também tem provocado mudanças na indústria tradicional. Desde a otimização do rendimento de culturas agrícolas até na projeção de edifícios mais inteligentes e sustentáveis. A tecnologia será utilizada ostensivamente para a tomada de decisões operacionais, conduzindo para uma fusão de processos de trabalho digitais e físicos.
A inserção da inteligência artificial nos processos em diversos setores do mercado é inadiável e já está mais do que presente em nosso dia a dia. E já que não há como voltar atrás e desacelerar, então, só nos resta uma saída: se adequar à nova realidade e encontrar meios de utilizar a AI a nosso favor.
E como o ano de 2024 está só começando, você já pode virar a chave e mudar totalmente o mindset da sua vida e é claro, na sua empresa. O futuro é agora, e a AI já sabe disso! E você, o que está esperando?