Pesquisar
Close this search box.

Segurança da IoT: ameaça crescente exige ações imediatas

O que você vai ver nesse post

A integração de tecnologias emergentes é essencial para manter a competitividade e a eficiência. Se preocupar com a segurança da IoT, é um dos pilares dessa transformação, permitindo que dispositivos físicos se conectem à internet e se comuniquem entre si, com o menor risco possível. 

Esta conectividade abre portas para inovações significativas, transformando processos empresariais e otimizando operações. No entanto, à medida que a dependência dessas tecnologias aumenta, também crescem os desafios relacionados à segurança e à privacidade dos dados. 

Garantir a proteção desses sistemas interconectados é essencial para que as empresas possam aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela IoT, sem comprometer a integridade e a confidencialidade das informações.

IoT e integração no dia a dia das empresas

A sigla IoT significa em tradução livre “Internet das Coisas”, e é um termo utilizado para descrever a interconexão entre dispositivos físicos cotidianos com a internet, permitindo que eles recebam e enviem informações.

Esta tecnologia está interligada com diversos equipamentos, nos ambientes residenciais e principalmente nas empresas. Existe portanto uma grande integração entre aparelhos eletrônicos que estão conectados e que podem transformar processos e impulsionar inovações.

Por meio desta tecnologia, é possível criar uma série de objetos comuns que possam se comunicar e interagir uns com os outros e com os usuários, possibilitando a análise detalhada de dados em tempo real, fundamental para a tomada de decisões estratégicas.

A partir do uso desta tecnologia, é possível melhorar no ambiente corporativo o gerenciamento de cadeias de suprimentos, na previsão de manutenções, na redução da inatividade e das despesas, bem como na otimização das operações e assegurando a eficiência de processos em todos os departamentos.

Entretanto, quanto maior a necessidade de ter tecnologias conectadas, maiores também são os desafios, especialmente quanto à segurança e privacidade dos dados armazenados e compartilhados.

Por que se preocupar com a segurança da IoT?

A segurança em IoT é mais do que necessária, para manter os dados em sigilo e garantir a integridade dos sistemas. Apesar da grande tecnologia empregada nestes dispositivos interconectados, ainda há algumas vulnerabilidades para que agentes mal-intencionados efetuem seus ataques e provoquem graves consequências.

É preciso se preocupar com a segurança da informação IoT, principalmente porque quando não protegidas, essas tecnologias podem comprometer a confidencialidade das informações, e os prejuízos para usuários e organizações podem ser incalculáveis.

Atualmente é de extrema necessidade se preocupar também com a implementação de estratégias e de tecnologias de defesa, seja com a adoção de criptografia ou com a autenticação com 2 fatores, para ajudar a prevenir acessos não autorizados e invasões de hackers.

Também é necessário manter as atualizações de softwares e de hardware para proteger os sistemas de possíveis ameaças. A insegurança cibernética é uma realidade e por isso todos os colaboradores precisam estar cientes sobre os riscos relacionados aos dispositivos IoT mitigando riscos de ataque.

Garantir a segurança em IoT demanda de um conjunto de fatores, de maneira holística, entre eles: o uso de protocolos de segurança e a colaboração entre os diversos parceiros da sua empresa, como, fabricantes, desenvolvedores e especialistas fortalecendo a infraestrutura e a proteção dos dados e dispositivos em um mundo cada mais conectado.

E mesmo que os dispositivos não estejam relacionados a IoT é preciso manter altos níveis de segurança, principalmente com a ascensão da tecnologia 5G e também por conta do armazenamento em nuvem. 

Ao mesmo tempo em que as empresas ampliam o uso de tecnologias, pessoas mal-intencionadas e criminosos do ciberespaço, desenvolvem manobras e estratégias para realizarem diversos ataques cibernéticos.

sobre ataques cibernéticos...

Por isso, estabelecer padrões de segurança cada vez mais rigorosos e promover uma educação contínua sobre práticas de segurança são etapas indispensáveis na mitigação de riscos. 

Como é possível perceber, os dispositivos IoT no ambiente corporativo são responsáveis pela ampliação de grandes oportunidades, mas requer uma gestão estratégica e de conhecimento de todos os membros da equipe para otimizar seus benefícios e controlar os riscos.

Como garantir a segurança da IoT?

Existem algumas ações que podem fazer a diferença na segurança da IoT, principalmente em ambientes que produzem e manuseiam muitos dados, necessitando de armazenamento eficiente e seguro e do uso de tecnologias como suporte. 

Armazenamento seguro

Algumas soluções de armazenamento seguro são fundamentais para a segurança da IoT, na qual a grande quantidade de dados produzidos precisa ser armazenada de forma eficiente e segura. Entre as principais opções estão:

Storage Area Network

A Storage Area Network (SAN), oferece acesso rápido e opções de gerenciamento para grandes volumes de dados. Os Storages SAN oferecem uma infraestrutura robusta e escalável, ou seja, que pode atingir grandes níveis, essencial para operações que demandam alto desempenho dos dispositivos interconectados.

Network Attached Storage

O Network Attached Storage (NAS), é uma solução mais flexível e acessível, e pode ser facilmente empregada em ambientes de IoT que precisam compartilhar informações e manter alta acessibilidade aos usuários.

Storages Híbridos

Os Storages Híbridos são soluções de armazenamento que combinam alto desempenho e flexibilidade, sendo muito úteis em cenários nos quais a performance e a acessibilidade são pontos de atenção em uma mesma proporção.

Independentemente do sistema de armazenamento seguro que você utilizar em sua empresa,  a segurança dos dados será sempre a sua prioridade e por isso você deve prezar também pela criptografia, autenticação de confiança e se possível em dois fatores, bem como outras medidas de proteção contra falhas e perdas de ativos.

Algumas tecnologias de armazenamento avançadas

Além dos sistemas de segurança também são necessários no âmbito da segurança de IoT, o uso de tecnologias de armazenamento avançadas com a função de lidar de forma eficiente com a complexidade e o volume crescente de dados. Conheça algumas das tecnologias:

Unidades de Estado Sólido (SSDs)

As Unidades de Estado Sólido (SSDs) são essenciais para dispositivos que possuem muitos dados e seu processamento deve ser rápido, contribuindo efetivamente para o desempenho dos discos rígidos, resultando em maior eficiência operacional.

Discos Rígidos (HDDs)

Os discos rígidos (HDDs), possuem um desempenho inferior aos SSDs, mas podem ser uma escolha viável para armazenamento de dados por conta do seu custo-benefício e da capacidade de armazenagem elevada. Eles são mais adequados em ambientes que geram grandes volumes de dados, mas que não necessitam de acesso imediato e de diversos usuários ao mesmo tempo.

Redundância e backup

Os sistemas de redundância, como Redundant Array of Independent Disks (RAID), garantem a continuidade dos negócios e a proteção de dados. Os sistemas de backup regulares e automatizados também são tecnologias essenciais.

Virtualização de armazenamento

Com a virtualização de armazenamento, existe a possibilidade de criação de múltiplos ambientes de armazenamento a partir de um único recurso físico, gerenciando e alocando recursos de maneira eficiente e flexível.

A combinação de velocidade, capacidade, redundância e medidas de proteção integradas holisticamente, garantem que as informações sensíveis sejam armazenadas de forma segura e acessíveis aos colaboradores sempre que necessário.

Integração com redes e nuvem

É essencial manter a integração de tecnologias de rede e soluções de armazenamento de rede e nuvem para manter a eficácia dos sistemas interconectados. A partir dessa integração são aprimoradas a conectividade e a segurança da IoT, permitindo escalabilidade, acesso remoto e colaboração aprimorada.

Além disso, amplia a interação entre as redes avançadas de forma segura com transferência de informações de maneira mais ágil, essencial para processos que exigem respostas em tempo real, promovendo a otimização do tempo de serviço, inclusive dos colaboradores.

Proteção contra ameaças digitais

Com a utilização de todas essas ferramentas e tecnologias, é possível manter a proteção contra ataques cibernéticos, se tornando essencial em ambientes corporativos que utilizam dispositivos inteligentes e sistemas conectados. 

A implementação dessas medidas de segurança da IoT, são vitais para proteger os dados e os sistemas contra vírus, malwares e outras formas de manter a cibersegurança

Dessa maneira, outras soluções de segurança, como firewalls avançados, sistemas de detecção e prevenção de intrusões e softwares antivírus são muito eficazes. Além disso, manter essas medidas atualizadas, adotando práticas de segurança cibernética IoT com a autenticação de dois fatores e a utilização de criptografia para proteger os dados fortalecendo a defesa contra invasores.

Além de manter os dados e sistemas em segurança, é essencial contar com uma empresa jovem e disruptiva que seja capaz de oferecer soluções que estejam alinhadas com suas metas e objetivos. Para saber mais, entre em contato com a pollvo.

Fale com o nosso time!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...