Transações de Bitcoin: entenda sobre Blockchain e as criptomoedas

O que você vai ver nesse post

A Blockchain foi criada praticamente junto com a  a criação do bitcoin, mas a maioria das pessoas não tinha ideia das mudanças que ocorreriam no mercado financeiro após esses dois acontecimentos. 

Ainda hoje é difícil entender como é possível criar uma criptomoeda e como as transações com o dinheiro na era digital podem ser controversas e para muitas pessoas difícil de compreender.

Este artigo vai tirar suas dúvidas sobre blockchain, bitcoin e demais criptomoedas, assim como vai esclarecer tudo sobre o que significa o uso da tecnologia bitcoin além das criptomoedas. Confira até o final! 

O que você vai ver nesse post?

  • Como são realizadas as transações com Bitcoin?
    • Um passo a passo
    • Requisição
    • Verificação
    • Adição a um bloco
    • Adição do bloco ao Blockchain
    • Adição de outros blocos
  • O que é a Blockchain?
    • A blockchain além do bitcoin!
    • Qual a importância da Blockchain nas transações com criptomoedas?

Boa leitura!

Como são realizadas as transações com Bitcoin?

A Bitcoin é uma das criptomoedas de maior relevância no mercado de criptomoedas. Em 2020, já haviam sido realizadas mais de 500 milhões de transações e sem falhas em seus códigos.

Esta moeda virtual existe desde o ano de 2009 e sua movimentação acontece de forma totalmente descentralizada, ou seja, para essa moeda não existe fronteira. É possível realizar pagamentos de qualquer lugar do planeta.

Mas você sabe quanto vale um bitcoin? Atualmente, o bitcoin é a moeda digital mais valorizada do mercado, valendo o equivalente a R$ 128.152,17, muito embora existam mais de 200 possibilidades de criptomoedas disponíveis no mercado

Para se referir à moeda, enquanto elemento de transação, o ideal é utilizar a nomenclatura “token”, que é também a menor parte de uma moeda digital. No geral, quando você ver o nome Bitcoin, com “b”maiúsculo, refere-se ao sistema. Quando o “b” for minúsculo, então, refere-se ao token.

Acompanhe as novidades do mercado financeiro e tecnológico mais de perto, assinando a nossa News!

Uma outra informação muito importante sobre bitcoins, é que cada moeda possui um endereço composto por uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é um identificador, similar a uma conta bancária.

A chave privada, é um respectivo para senha e é por meio dessa chave que você consegue movimentar a sua chave pública. Como toda transação financeira, para realizar uma transação com bitcoins existe um processo e logo abaixo é possível entender como ele funciona.

Um passo a passo

Requisição

Inicialmente é necessário fazer uma requisição de transferência à rede. Dessa forma você terá acesso ao endereço do destinatário e poderá transferir os tokens necessários para a transação. 

Verificação

Após a requisição ser recepcionada, seus dados são verificados e para que esta transação seja considerada válida, ela deve atender aos seguintes critérios: você deve ter saldo suficiente em sua conta e sua chave privada deve estar correta.

Adição a um bloco

Pronto! Agora que a transação foi verificada, a transação efetuada gera um item, que deverá ser encaixado no grande bloco que já existe, e pessoas, denominadas mineradores, vão competir para quem consegue encaixar o novo item ao bloco.

O minerador que conseguir realizar o encaixe, recebe recompensas em bitcoins e para visualizar esse processo em tempo real, basta acessar o site BitBonkers.

Adição do bloco ao Blockchain

Após a finalização do encaixe, é necessário realizar transações blockchain: o bloco é encaixado à versão segura da plataforma, denominada Blockchain. A informação é transmitida aos participantes da rede Bitcoin, por meio da versão mais longa já transmitida. 

Adição de outros blocos

Após a confirmação da validade deste bloco, a rede continua a competir para desvendar os próximos quebra-cabeças e cada novo bloco adicionado dá segmento ao passo a passo descrito acima, de forma sequenciada.

Como você pode ver, as transações com bitcoins são muito interessantes e a segurança é um dos fatores que mais são prezados na hora de realizar uma movimentação financeira dessa natureza.

Para manter a segurança dos usuários, foi desenvolvido um sistema denominado Blockchain e a partir de agora você entenderá mais profundamente este conceito e como se dá a sua aplicação com as moedas digitais.

O que é a Blockchain?

A Blockchain é uma tecnologia que conecta informações de forma segura, por meio de linguagem criptográfica, ou seja, de forma codificada, para que não seja facilmente acessada.

Essa tecnologia é uma forma de assegurar a redução de golpes e fraudes em transações financeiras, pois cada moeda, nesse caso, torna-se rastreável. Todas as informações ficam devidamente registradas em uma espécie de livro-diário, podendo ser acessada de forma rápida e segura.

Logo, a Blockchain não é apenas segura, mas também transparente, configurando ainda mais eficiência nos processos que a utilizam. Ela registra todas as movimentações realizadas ao longo do tempo.

A Blockchain surgiu com a criação do Bitcoin e por isso seus caminhos estão entrelaçados no mercado financeiro. Existem atualmente muitas outras opções de moedas digitais, assim como estudos para desenvolver outras possibilidades de uso dessa tecnologia de segurança.

A blockchain além do bitcoin!

Ao longo dos anos, a Blockchain se desenvolveu, e não é exclusiva para quem  deseja saber como criar uma criptomoeda. Atualmente ela é utilizada não apenas na proteção de moedas criptografadas, mas também em outros setores como logística, saúde e votação eletrônica.

Entre os setores que estão expandindo seus horizontes e utilizando a blockchain é possível citar: o setor de energia, mídia e entretenimento e o varejo.

Quanto a utilização pelo setor energético, é possível criar plataformas para comercialização de energia elétrica entre indivíduos. Com a adoção desta tecnologia é possível, por exemplo, patrocinar a colocação de placas solares em comunidades com acesso restrito à energia.

Já no setor de mídia e entretenimento a aplicabilidade da blockchain está relacionada com o gerenciamento de dados de direitos autorais e no varejo, para acompanhar a movimentação de mercadorias desde fornecedores até os compradores. 

Vale ressaltar que para que esta tecnologia tenha avançado, outras tecnologias também realizaram alguns avanços, como é o caso da segurança cibernética, criptografia e computação e armazenamento em nuvem.

Qual a importância da Blockchain nas transações com criptomoedas?

A importância da Blockchain nas transações com criptomoedas, e em especial com a bitcoin, se dá principalmente pela segurança e transparência que esta tecnologia confere aos seus usuários.

Além disso, ela se demonstra indispensável desde a contratação de um serviço ou compra de uma mercadoria, até o fim de uma transação financeira ou comercial, de forma prática e muito mais rápida.

Por ser totalmente descentralizada, ela permite que pessoas e empresas façam operações conjuntas, sem a necessidade de intermediários, resultando em menor custos e erros e uma maior eficiência e financeirização social.

Como você já sabe, tecnologia é o negócio da pollvo! Por isso, não deixe de acompanhar o blog e descubra como a tecnologia tem mudado o modo como as pessoas realizam transações financeiras e como isso também afeta o consumo!  

Leia mais sobre tecnologia!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...