o que é a Starlink? entenda como funciona a internet via satélite

O que você vai ver nesse post

A Starlink é um serviço de internet via satélite da empresa SpaceX, de Elon Musk e que já está em 32 países, prometendo alta velocidade e baixa latência para uso residencial ou comercial.

No Brasil, já é possível fazer uma assinatura desse serviço, inclusive em regiões de difícil acesso, pois não demanda de estrutura local para contratação do serviço.

Entenda agora o que é starlink, como funciona Starlink e como este serviço de internet está modificando a capacidade de acesso à tecnologia e a informação, e por tabela mudando também o visual do espaço. Confira!

o que você vai ver nesse post?

  • O que é a Starlink?
  • Como funciona a internet via satélite?
    • Qual é o equipamento necessário?
      • Mini antena parabólica
      • Receptor
      • Modems
  • A internet via satélite e uma nova globalização
    • Quais os impactos causados pela Starlink?

o que é a Starlink?

A internet Starlink é um serviço de internet via satélite criado pela SpaceX, empresa do grupo de um dos maiores empresários do ramo de tecnologia do mundo, Elon Musk, e promete revolucionar a velocidade e a acessibilidade à internet.

Você sabe qual a velocidade da internet Starlink? A velocidade prometida é de 150 megas e isso se deve à sua disposição dos satélites no espaço.

Inicialmente a ideia é que sejam lançados 12 mil satélites no espaço até o ano de 2027, cada um com 4 antenas de alto desempenho promovendo acesso a internet de alta qualidade, ampliando a democratização da tecnologia.

Atualmente o serviço encontra-se disponível em 32 países e seu grande diferencial é que para utilizar esta internet de banda larga não há restrições geográficas, nem de infraestrutura local.

O serviço da Starlink está disponível em todo Brasil, e você pode acessar o serviço fazendo uma assinatura de acordo com sua necessidade.

como funciona a internet via satélite?

Esse tipo de conexão funciona por meio de transmissão de sinal através de um satélite que fica no espaço. No caso da Starlink, são 12 mil satélites espalhados e possuem antenas de alto desempenho que funcionam de forma combinada.

Os sinais de internet são transferidos de forma uniforme e rápida atendendo muito mais pessoas e com um custo muito menor para os seus usuários.

Cada satélite possui uma placa solar que fornece energia suficiente para sua manutenção e pleno funcionamento. Dessa forma é que ele atende muito mais pessoas em lugares que antes não eram possíveis de serem atendidos.

qual é o equipamento necessário?

Para ter acesso a esse tipo de internet, você precisa adquirir alguns componentes que vão receber o sinal e transmitir dentro da sua residência ou da sua empresa.

Os principais aparelhos são uma mini antena parabólica que irá recepcionar o sinal, um aparelho receptor para conversão do sinal que vem do espaço e 2 modems para receber e enviar os dados para os outros aparelhos conectados, como TVs, smartphones, computadores e outros dispositivos. 

mini antena parabólica

Essa mini antena serve para receber e enviar dados, que por muito tempo foi utilizada exclusivamente para receber sinal de televisão. É por meio desta antena que é possível obter acesso ao satélite em órbita no espaço.

Os dados recebidos do satélite chegam até o receptor por meio dos fios conectados e a partir daí, é função do receptor continuar o seu trabalho.

receptor

O receptor de sinal da internet está diretamente vinculado à mini antena parabólica instalada e é responsável pela captação dos sinais enviados pelo satélite.

modems

É por meio do modem, que os dados recebidos via satélite se transformam em uma conexão Ethernet, permitindo o uso da internet recepcionada pela antena e o receptor vinculados ao satélite.

Para você entender como funciona a internet via satélite, acompanhe o processo, ao acessar um endereço eletrônico a partir do seu computador:

  1. Você acessa o site da pollvo: pollvo.com
  2. Imediatamente o modem 2 (responsável pelo envio dos dados) processa sua solicitação e manda a informação que você deseja acessar o site para a mini antena parabólica;
  3. A mini antena transmite os dados para o satélite em órbita no espaço;
  4. O satélite recebe a informação da antena;
  5. Então o satélite se comunica com a mini antena na sua residência ou empresa, que lhe informará os dados que você solicitou;
  6. A mini antena, envia os dados do site para o satélite que transmite a informação para a sua mini antena, em um processo contrário;
  7. O modem 1 recebe os dados, faz o processamento das informações e enfim você acessa o site.

Quando você digita um endereço eletrônico, nem imagina a velocidade com a qual todo esse processo acontece, para que o acesso desejado aconteça. A internet via satélite faz tudo isso de forma muito mais veloz.

Dessa forma você obtém os serviços de internet via satélite e consegue usufruir de forma muito mais eficiente do seu acesso à essa tecnologia e consequentemente à informação sem fronteiras.

a internet via satélite e uma nova globalização

Nos dias atuais, tudo que acontece em qualquer lugar no mundo, automaticamente pode interferir na economia ou até mesmo nos parâmetros de saúde do outro lado do planeta. A verdade é que o termo “globalização” nunca foi utilizado com tanta precisão.

Outros tipos de internet, como a internet a cabo, Wi-fi e fibra óptica, já foram consideradas um grande avanço no processo tecnológico, mas é a internet via satélite que está mudando totalmente as estruturas e as formas de se conectar.

quais os impactos causados pela Starlink?

Para os amantes dos jogos on-line, um dos seus maiores diferenciais é que oferece baixa latência, independente de sua localização, melhorando a experiência dos usuários e reduzindo o tempo de transferência de dados.

Mas vai muito além, pois isto implica também na democratização da tecnologia e do acesso à informação para milhares de pessoas, que poderão ter internet de qualidade independentemente da sua localização pelo mundo.

Os impactos causados pela Starlink são inúmeros e se beneficiam por um lado com a democratização da tecnologia e o acesso à informação, por outro lado causam algumas incertezas quanto ao meio ambiente.

A quantidade de satélites que serão colocados em órbita, além da possibilidade de levar internet a lugares remotos, também significam um grande acúmulo de lixo espacial na atmosfera.

Uma das grandes curiosidades sobre esse tema, é que a imagem do céu, está comprometida. Os satélites Starlink, já são uma grande nuvem com 3.400 unidades e o seu brilho está preocupando alguns astrônomos, mas essa discussão está longe de ser encerrada!

Confira a evolução da tecnologia da inteligência de dados!

compartilhe esse post:

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba semanalmente um resumo de tudo o que você precisa saber!

veja também...